Famalicão da Serra

A Freguesia de Famalicão da Serra fica situada a 18 Km da cidade da Guarda, na E. N. 18-1 (a caminho de Manteigas), num vale orientado de NE / SO, tendo ao fundo o termo de Valhelhas e o rio Zêzere. É servida pela Nacional 18-1 (liga a E. N. 18 à E. N. 232), tendo também bastante movimento o caminho agrícola Famalicão/Valhelhas (asfaltado).

Na “Monografia de Famalicão”, Bento da Rocha é de opinião que a origem de Famalicão remonta à ocupação romana de que se conservam alguns vestígios: marcos miliários, calçada e túmulos.

Durante a Reconquista, o povoado terá sido arrasado e mandado reconstruir por D. Sancho I que, no foral de 1187 deu aos Templários o termo da vila de Valhelhas – a cujo concelho Famalicão pertenceu até 1855.

No período que se seguiu, Famalicão chegou a constituir concelho próprio, mas acabou por integrar o concelho da Guarda.

Com os sucessivos surtos de emigração e a crise da pequena agricultura, Famalicão foi perdendo habitantes, até estabilizar na última década. A presença de alguma indústria é um sinal positivo de resistência à desertificação.

 
Lenda: 

No local onde está edificado o Convento do Bom Jesus, terá aparecido um crucifixo que, milagrosamente, ali reaparecia quando foi levado para Valhelhas. Esse facto está segundo a lenda, esta na origem do edificio do convento. A festa em honra e louvor do Senhor Bom Jesus é um misto de agradecimento pelas colheitas e pela libertação de uma praga de lagartas que outrora assolou a região.

 

Padroeira: Na Sra. da Anunciação;

População: 800 habitantes;

Eleitores: 765;

Área: cerca de 1.440 ha;

 
 

Informação importante ou anúncios podem ser desta forma realçados.

Nossos Utilizadores

Aqui pode descrever o utilizador típico e a importância deste projecto para ele. Esta é uma ferramenta útil para motivar os seus visitantes a voltarem ao seu site.